Previsão é de chuva forte em Teresina nesta sexta-feira
20/01/2017 - 11h27 em Notícias Locais

A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Brasil está beneficiando os estados do Piauí, Maranhão, e Ceará, com a ocorrência de chuva forte e temporais. Temporais atingiram o norte do Piauí na tarde desta quinta-feira (19).

Em Parnaíba, o acumulado chegou a 51,6 mm em apenas uma hora, entre 11hs e meio-dia, horário local. O total chegou a 60,8 mm entre 10hs e 14hs. Em Piripiri, foram acumulados 28 mm entre meio-dia e 14hs. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A madrugada da sexta-feira teve tempo bastante carregado no interior do Ceará. Em Pedra Branca, no centro do Estado, a chuva foi volumosa e o acumulado chegou a 30,5 mm entre 2h20 e 3h40 (horário local), conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Em Acaraú, o acumulado de chuva chegou a 34 mm entre às 1h30 e 4h, também conforme o CEMADEN.

 

 

A imagem de satélite mostra toda a instabilidade associada à ZCIT perto da costa do Maranhão, Piauí e Ceará. O sistema ainda vai atuar sobre a costa norte do Nordeste nos próximos dias.

A sexta-feira (20) vai continuar instável com previsão de mais pancadas de chuva e risco de chuva forte, especialmente nas áreas do interior do Maranhão, Piauí e Ceará. As condições de chuva vão permanecer elevadas no interior e na faixa litorânea pelo menos até a próxima segunda-feira (23). Há chance de chuva forte inclusive nas capitais Fortaleza, Teresina e São Luís.

Já a parte leste do Nordeste, fica com menos chuva. O sol predomina nos próximos dias e só vão ocorrer chuvas passageiras, com estimativa de pequenos volumes. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!